Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Psicomotricidade - Uma Aliada ao Processo de Alfabetização

Psicomotricidade - Uma Aliada Ao Processo De AlfabetizaçãoCompreende-se por psicomotricidade a capacidade de coordenar movimentos, num exercício pressuposto à múltiplas funções psicológicas, motoras, de atenção, memorização, etc.




Angela Adriana de Almeida



Brincando a criança aprende.



Para que tais habilidades sejam desenvolvidas a criança necessita de brincar. Isto mesmo, brincando ela irá desenvolver suas coordenações motoras grossa e finas, ritma, sequenciação, noções de lateralidade, em cima/em baixo, esquerda/direita, largo/fino, grande/pequeno, memorização, observação, noções temporal, espacial, esquema corporal, na frente/atrás e outras.
É importante ressaltar que atualmente, um grande número de crianças tem apresentado déficit de aprendizagem ainda no processo de alfabetização, ao observar suas dificuldades, pode-se perceber que, geralmente estão relacionadas a aspectos psicomotores. As trocas de b/d, por exemplo ocorrem
devido a incapacidade da criança de memorizar o lado em que "a barriga" da letra se posiciona - esquerda/direita. Através da musicalização desenvolve-se ritmo, coordenação motora, memorização, etc.
A Educação Infantil deveria centrar seus planejamentos em atividades lúdicas- que certamente despertam mais o interesse das crianças- enfatizando o desenvolvimento psicomotor adequado a cada faixa etária. Uma criança que anda sobre uma linha, pula corda, pula amarelinha, canta, dança, brinca de roda, de cabra-cega, de passar anel, rasteja, corre, engatinha, embola papel, faz colares com canudinhos, desenha no chão, cria desenhos e personagens observando as nuvens, dramtiza histórias, pinta, recorta, enche balões, sopra canudinhos, faz bolinhas de sabão, confecciona brinquedos com sucatas, bate palmas, pula em um só pé e brinca de diversas maneiras em seu cotidiano educacional, dificilmente terá dificuldades de aprendizagem causadas por distúrbios psicomotores.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...