Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Política de educação inclusiva
                                              
 Direito  à  diversidade

Os resultados do Censo Escolar da Educação Básica de 2008 apontam um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes comuns do ensino regular. O índice de matriculados passou de 46,8% do total de alunos com deficiência, em 2007, para 54% no ano passado. Estão em classes comuns 375.772 estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Esse crescimento é reflexo da política implementada pelo Ministério da Educação, que inclui programas de implantação de salas de recursos multifuncionais, de adequação de prédios escolares para a acessibilidade, de formação continuada de professores da educação especial e do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na escola, além do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O propósito do programa é estimular a formação de gestores e educadores para a criação de sistemas educacionais inclusivos.
Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. O Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, dispõe sobre o atendimento educacional especializado.




Outras informações: seesp@mec.gov.br
Palavras-chave: Educação inclusiva, alunos com deficiência, educação especial, recursos multifuncionais, Outras informações: seesp@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Palavras-chave: Educação inclusiva, alunos com deficiência, educação especial, recursos multifuncionais,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...