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quinta-feira, 25 de março de 2010

Tecnologia Assistiva na Educação

 Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006

TECNOLOGIA ASSISTIVA “Termo recentemente inserido na culturaeducacional brasileira, utilizado para identificartodo arsenal de recursos e serviços que  contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão”. SEESP/2006


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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 “Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.Mary Pat RadabaughTecnologia Assistiva

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 TECNOLOGIA ASSISTIVA - RECURSOS“Tecnologias que reduzam ou eliminem as limitações decorrentes das deficiências física,mental, visual e/ou auditiva, a fim de colaborar para a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência e dos idosos”.Ministério da Ciência e Tecnologia / 2005

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 TECNOLOGIA ASSISTIVA - SERVIÇOS O serviço de TA auxiliará na seleção ou confecção do recurso apropriado, na elaboração de estratégias para um bom desempenho funcional do usuário e no ensino da utilização deste recurso.

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Perguntas comuns:Como saber o que meu aluno quer se ele não pode falar?Será que ele entende e aprende?Como participará das atividades de recorte, pintura, desenho?Ele se sentirá excluído se ficar observando?Ele pode alimentar-se sozinho?Quem auxiliará na higiene e banheiro?E o aluno cego, o que é necessário para que acompanhee tenha acesso ao que é disponibilizado a todos?O conhecimento é construído nas trocas comunicativas entrealunos e professor e entre colegas. Como ficará meu alunosurdo?

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Tecnologia Assistiva – Criatividade – Resolução de Problemas Cada pergunta que surge no contexto educacional comum, se torna um objetivo de intervenção da Educação Especial que visa o desenvolvimento de autonomia, independência e emancipação do aluno com necessidades educacionais especiais.A Educação Especial não trabalhará para resolver os problemas do aluno, ela buscará instrumentos que o auxilie a resolver suas próprias questões.

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006Atendimento Educacional Especializado“Aquilo que é necessariamente diferente do ensino escolar para melhor atender às especificidades dos alunos com deficiência.Isto inclui, principalmente, instrumentos necessários à eliminação de barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo”.Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Romper Barreiras = Garantir Acesso:Espaço físico Relações interpessoais Projetos e ações variadas do contexto escolar Conhecimento

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006Categorias de Tecnologia Assistiva:Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)Informática AcessívelAuxílios de Vida Diária Adequação Postural Sistemas de Controle de AmbienteAuxílio de Mobilidade Projetos Arquitetônicos Órteses e PróteseAuxílios para Cegos ou Visão Subnorma lAuxílios para Surdos Adaptações em Veículos Automotores

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Auxílios para a vida diária e vida prática: Materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou  que facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio, nas atividades como se alimentar, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais.No contexto edicacional são exemplos os materiais escolares especiais ou adaptados:lápis, apontador, pincel, tesoura, livros de estórias sensoriais, virador de página, plano inclinado para apoio de livros, etc.

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006Material Escolar Adaptado

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Material Escolar Adaptado

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional. Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (BLISS, PCS e outros), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA. A alta tecnologia com os vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou o computador, com softwares específicos,garantem grande eficiência à função comunicativa. CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa:

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006FilmeCAA – Utilizando pranchas de Comunicação

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Os PCS são mais de 8.000 símbolos que representam grande parte do vocabulário. São de fácil reconhecimento e por isso muito utilizado para crianças ou indivíduos que apresentam dificuldades em compreender representações abstratas. São disponíveis em livro ou software.PCS — Símbolos de Comunicação Pictórica Picture Communication SymbolsIdealizado por Roxanna Mayer-Johnson em 1980

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006Exemplo de prancha de comunicação com Símbolos PCS

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Cartões, escolhendo a brincadeira!



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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Vocalizadores Computador: Pranchas dinâmicas Escrita e voz Alta Tecnologia em Comunicação

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Recursos de acessibilidade

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Livros de histórias virtuais – software de apresentação

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006Mukherjee, 20 anos, se comunica por meio de um computador que aciona com os olhos."Eu compreendi que não é a formação física de um indivíduo, mas a autodeterminação e o critério para entender a verdade que transformam a filosofia de vida humana. No Himalaia, tenho aprendido sobre como viver, como me comunicar com totais estranhos e como a vida é preciosa. Para escalar uma montanha é preciso coragem, planejamento, teimosia, ambição e audácia. É preciso abandonar o medo, ignorar a dor e se preparar mentalmente porque força mental é a única coisa que uma pessoa como eu possui."

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Adequação Postural

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006“O desenvolvimento de projetos e estudos que resultamem aplicações de natureza reabilitacional são, no geral,centrados em situações locais e tratam de incapacidades específicas. Servem para compensar dificuldades de adaptação, cobrindo déficits de visão, audição,mobilidade, compreensão. Assim sendo, tais aplicações,na maioria das vezes, conseguem reduzir as incapacidades, atenuar os déficits: Fazem falar, andar, ouvir, ver, aprender.Encontro entre Tecnologia Assistiva e Educação

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Mas tudo isto só não basta.O que é o falar sem o ensejo e o desejo de nos comunicarmos uns com os outros ?O que é o andar se não podemos traçar nossos próprios caminhos, para buscar o que desejamos, para explorar o mundo que nos cerca?O que é o aprender sem uma visão crítica, sem viver a aventura fantástica da construção do conhecimento ? E criar,aplicar o que sabemos, sem as amarras dos treinos e dos condicionamentos ?Mantoan

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006 Daí a necessidade de um encontro da tecnologia com aeducação, entre duas áreas que se propõem a integrar seus propósitos e conhecimentos, buscando complementos uma na outra.”Mantoan, M.T.

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© 2006 CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil• Educação Inclusiva •Direito à Divesidade. 2006www.assistiva.com.brwww.assistiva.org.brwww.clik.com.brwww.tecnologiaassistiva.com.brwww.pro-inclusao.org.brrita@cedionline.com.br

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