quarta-feira, 22 de junho de 2016
Adaptação Curricular/ Flexibilização Curricular
O deficiente intelectual, assim como qualquer outro cidadão, deve ser educado em sociedade e
para a sociedade. O contexto no qual está inserido seja ele familiar, escolar, comunitário, social
e a relação estabelecida entre seus integrantes serão decisivos no desenvolvimento pleno deste
cidadão. Na escola inclusiva, o atendimento as necessidades educativas especiais, as
adaptações curriculares, ou seja, a inclusão será uma conseqüência natural de todo este
processo. Ao analisar o contexto familiar e educacional no qual estão inclusos os deficientes
intelectuais, o que está sendo oferecido a eles, quais oportunidades estão sendo
disponibilizadas a fim de facilitar, mediar uma aprendizagem significativa, voltada para a
superação das suas limitações, verifica-se o comprometimento do coletivo da escola. Respeitar
as diferenças físicas, sociais, culturais, bem como o funcionamento de cada um, favorecendo a
convivência humana, onde todos são respeitados em suas individualidades, representa o grande
desafio de uma sociedade bem sucedida. A flexibilização curricular funciona como, um
instrumento neste processo de construção da escola inclusiva.
0 comentários:
Postar um comentário