Dúvidas
sobre o amparo legal da ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO ADAPTADO para os alunos com
Necessidades Educacionais Especiais
Profª Tânia Gonçalves
A pedagogia
inclusiva já é uma realidade em diferentes cidades do Brasil, particularmente
no estado de São Paulo, a partir da opção da descentralização do ensino,
assumida na Constituição de 1988. Com a municipalização do ensino, as diretorias e
secretarias Municipais de Educação vêm tentando adequar-se às Novas Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica
(BRASIL, 2001). No Brasil, este
tópico é abordado legalmente nos Parâmetros
Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares, conforme anunciado
anteriormente. No documento brasileiro as adaptações
curriculares são definidas como: [...] possibilidades educacionais de atuar
frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a
adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às
peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um novo currículo,
mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda
realmente a todos os educandos. Mas afinal, o que
são adaptações curriculares? as adaptações curriculares implicam a planificação
pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem o que o
aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização do
ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando
avaliar o aluno (p.33).
0 comentários:
Postar um comentário