Declaração de
Salamanca, 1941
“Toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada
a ela a oportunidade de atingir e manter um nível adequado de aprendizagem”
“Toda criança possui características, interesses,
habilidades e necessidades de aprendizagem únicas. Sistemas e programas educacionais
devem ser designados e implantados para contemplar a ampla diversidade dessas características
e necessidades”
“Crianças com necessidades educacionais especiais devem ter acesso
à escola regular, que deve acomodá-las através de uma Pedagogia centrada na
criança, capaz de satisfazer tais necessidades”
“Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva
constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se
comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando a
Educação para todos”
Declaração de Salamanca, 19941
A Cartilha da Inclusão Escolar é dedicada à
Professora Dra. Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro por
tudo que representa à Neurologia Infantil Brasileira
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