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quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dúvidas frequentes na elaboração do Currículo Adaptado

                                          Como elaborar o Currículo Adaptado

O que devo registrar no campo “ Referente Curricular “ no documento do Currículo Adaptado?

Caberá ao professor do ensino regular do nível I, registrar os critérios mínimos previstos para o ( bimestre/ semestre ) que serão desenvolvidos com todos os alunos. No tocante ao nível II, portanto os profesores de área, elaborar os critérios que achar como sendo pertinente  ao aluno com N.E.E. ( Necessidades Educacionais Especiais) tendo como base seu planejamento bimestral/ semestral; caso haja necessidade, devido a extensão do mesmo, anexá-lo ao Documento Individual de Adequação Curricular.

 O que registrar no campo “ o aluno é capaz “?

 Se o conteúdo trabalhado com a classe toda é produção de texto e o aluno com N.E.E. (necessidades educacionais especiais) ainda não está alfabético, trabalhar o que lhe é possível realizar, ou seja, escrita de palavras simples com apoio do alfabeto móvel e registro no caderno, por exemplo.

Qual o tipo de ajuda que devo registrar no campo “ tipo de ajuda “?

                        Nesse campo, o professor deverá registrar quais os tipos de ajuda oferecidos ao aluno, no intuito de promover um ensino de qualidade que contemple a diversidade de saberes. Por exemplo, auxílio de materiais concretos: material dourado, alfabeto móvel, revistas, tesouras, livros só com imagem para explorar a oralidade, lápis/ cadernos adaptados, lupas, atividades em Braille de acordo com o conteúdo trabalhado, atividades complementares de alfabetização, entre inúmeras possibilidades, ou seja, tudo aquilo que o educador prepara com carinho no intuito de promover uma aprendizagem significativa.

Cabe lembrar, que todos os recursos utilizados para favorecer a aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, poderão contribuir com o aprendizado de  toda a sala de aula, afinal sabemos que muitos são os estilos de aprendizagem  ( visual, auditivo e cinestésico ), e com certeza, os instrumentos diversificados poderão ajudar a todos, sem distinção. 

E no campo da “ avaliação “, o que deverá constar?

O professor deverá registrar como o aluno será avaliado, seja por meio de atividades diversificadas de alfabetização, apropriação de materiais adaptados, na oralidade, na socialização, ou seja, ter um olhar voltado ao que o aluno conseguiu realizar, sempre lembrando que  o ritmo e as possibilidades do mesmo devem ser preservadas e consideradas.
 O que se percebe, a dificuldade dos professores em elaborar o Currículo Adaptado está atrelada à dificuldade de aceitar aquilo que o aluno com necessidades educacionais especiais pode realizar. A dúvida que paira sobre o educador está na adaptação dos conteúdos abordados. Como educadora especializada, me atrevo a orientar, que todos os conteúdos sejam trazidos para a realidade do aluno, o mais próximo possível, por meio de exposições audiovisuais, experiências concretas que podem ajudar e muito na compreensão desse alunado, uma vez que, os mesmos apresentam dificuldade na compreensão de conteúdos abstratos, muito longe de sua realidade, do seu cotidiano.

O paradigma atual da inclusão está centrado nas potencialidades e nas habilidades do aluno com necessidades educacionais especiais, ao contrário do que vimos antes, onde se destacava somente as dificuldades do aluno, o que ele não sabia ou não podia realizar.
(Profª Tânia Gonçalves- Especialista em A.E.E./ Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva)

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