Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

sábado, 6 de abril de 2013

Vale à pena saber....

 O trabalho realizado na sala de recurso multifuncional está subsidiando o A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado) e está fundamentado na elaboração de projetos pedagógicos que contemplam conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas, cuja pretenção está pautada nas respostas às necessidades educacionais especiais dos alunos, buscando propiciar seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
Cabe ao educador especializado, constante aperfeiçoamento profissional voltado à educação inclusiva, pois a sociedade e a própria instituição de ensino a qual está inserido, exigem essa articulação, dos saberes e das práticas sobre a inclusão. Não podemos cruzar os braços frente às mudanças de paradigmas. Ainda insisto que, a mudança quanto a concepção de educação inclusiva, perpassa pelo esclarecimento de conceitos, como por exemplo "dificuldade acentuada de aprendizagem". Quem são esses  alunos?
Os alunos com dificuldade acentuada de aprendizagem, são os indivíduos com T.G.D. (Transtornos Globais do Desenvolvimento), ou seja, aqueles que apresentam distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.
 Dessa maneira, precisamos nos pautar ao que diz a própria lei, que o público-alvo da educação especial, são os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.
Assim,  não existiriam transtornos ao se cadastrar um aluno, pois estamos esclarecidos à guisa da lei.
                                                                                                                              Tânia Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...