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sexta-feira, 18 de maio de 2012

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DIAGNÓSTICA

TEXTO DE APOIO PASSOS A SEREM DESCRITOS NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DIAGNÓSTICA Abaixo itens a serem observados e descritos pelo professor especialista, coordenador pedagógico, direção e professor da sala comum durante o período em que o indivíduo estiver sendo avaliado. Não esqueça de avaliar as competências e habilidades tendo como referencial a idade cronológica e contexto social. Datar, assinar e escrever o nome por extenso dos profissionais envolvidos na avaliação é, antes de mais nada, ético e indica responsabilidade, compromisso, profissionalismo, como também um referencial para a continuidade do processo de avaliação. COMPORTAMENTO SÓCIO-AFETIVO • Diagnóstico: Como o aluno interage e atua junto ao meio e com o outro, pode ser observado em situação do momento em que o indivíduo esteja inserido, muitas vezes com atividades conjuntas (brincadeiras, atividades lúdicas, danças, ações cotidianas, etc.). O professor pode descrever uma. • Conduta: Organização de atitudes e limites: o professor juntamente com os alunos deve combinar regras. Estas regras devem ser ditadas pelos alunos. Ao professor cabe direcioná-las em prol do comportamento viável do grupo. Todos devem cumpri-Ias, inclusive o professor. Em grupo também se resolvem as infrações e, assim, as medidas para solucioná-las. Obs. Discutir Valores, Ética e Cidadania COMUNICAÇÃO • Diagnóstico: A forma pela qual o aluno entende e faz entender, é o agir. Esta é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo. • Conduta: As atividades a serem desenvolvidas vão depender do grau de potencialidade e habilidade de cada aluno e do estágio de desenvolvimento em que se encontra. Exemplos de ações: 1) Atividades que envolvam comandos com respostas sinalizando entendimento, 2) Perguntas que são respondidas com respostas claras e objetivas, 3) Conversas contextualizadas, resumindo, contextualização da fala até a estruturação lingüística. ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO • Diagnóstico: É “o quanto” o aluno se atém às atividades, fator dos mais importantes para o aprendizado. Fica em primeiro lugar quando o aluno já tem alguns princípios de linguagem e socialização. Está ligado ao desenvolvimento da inteligência. E um investimento que devemos realizar sem nos preocupar se há fator orgânico ou não. • Condutas: Para que o aluno melhore gradativamente sua atenção e concentração é necessário primeiramente que levemos em consideração o tempo inicial. Sugerimos atividades que envolvam histórias, dramatizações, encenações, etc.... Deve-se levar em conta a tolerância de atenção e concentração de cada aluno, para que esse tenha uma evolução, hoje 5 minutos, a semana que vem 10 minutos. Lembramos que cada um tem o seu tempo. Este item depende só do professor, do quanto ele cria para despertar o interesse do aluno. HABILIDADES SENSORIAIS • Diagnóstico: São manifestações e reações às estimulações: suas percepções auditivas, visuais, gustativas, olfativas e táteis. • Conduta: Trabalhar com diversos tipos de sons, cheiros, texturas, imagens e sabores. • Faz-se necessário compreender: Perceber abrange muito mais do que o mero funcionamento dos sentidos. O cérebro deve ser capaz de receber o estímulo e processa-lo. Ex: o aluno vê e percebe as diferenças, o aluno ouve e identifica a intensidade. HABILIDADES MOTORAS • Diagnóstico: O professor deve observar o esquema motor, desde o andar, movimentar, pegar, amassar, rasgar, recortar, montar, construir. Observar funções motoras primárias até as secundárias, como educação de preensão e apreensão (escrita), se faz uso do giz de cera ou lápis. • Condutas: Para que o aluno desenvolva as habilidades motoras é necessário um trabalho que envolva desde o equilíbrio corporal (conhecendo o corpo) até: ■ Atividades motoras mais finas, como o escrever. Neste caso o professor é o facilitador. ■ Atividades de espelho, apontar partes do corpo, calçar, despir, vestir. ■ Atividades que envolvam equilíbrio de postura (andar, pular, subir, descer. dançar. Utilizar diferentes trajetos, situações e diversos materiais). ■ Atividades como amassar, rasgar, recortar, alinhavar, pintar, construir torres com cinco ou mais cubos. São atividades que desenvolvem a coordenação para a educação de apreensão (movimento de pinça). Indicação bibliográfica: Brincando e aprendendo com jogos sensoriais - Greicy Rase de Carvalho Braz - Editora Sprint; A arte de brincar - Adriana Friedmann - Editora Scritta. MEMÓRIA • Diagnóstico: Está ligada ao sistema nervoso central, no cérebro, busca o que está guardado. Memória visual: Como descrevo o que vi? Memória auditiva: Como descrevo o que ouvi? • Conduta: Estimular a memória seja ela auditiva ou visual, através da identificação por referencial visual ou sonoro. Ex: 1) tirar da caixa um determinado brinquedo e deixar que o aluno observe. Devolver este brinquedo à caixa e pedir para que o aluno o pegue; além de atividades de jogos diversos. 2) Apresente ao aluno alguns instrumentos, e deixe-o manusear. Escolha um e faça um som sem que o aluno veja. Pergunte a ele que som é este. Utilize também os diversos sons que a natureza possui, os criados pelo homem e os sons de seu cotidiano. RACIOCÍNIO LÓGICO • Diagnóstico: É a capacidade de solucionar situações problemas. • Condutas: Trabalho com jogos diversos (jogos de encaixe, quebra-cabeças, dominó, loto, trilha, banco imobiliário, etc.) EXPRESSÃO CRIATIVA • Diagnóstico: É o próprio ato de criar, construir, produzir. São momentos em que o aluno desenha, pinta, esculpe, modela, recorta, cola, canta e dança. É através da expressão criativa que o aluno se expressa em relação à visão que ele tem do mundo e aprimora seus conhecimentos. Assim o professor pode Intervir para que o aluno desenvolva, através do fazer artístico, habilidades motoras, atenção e concentração. • Condutas: Atividades que contemplem as linguagens da dança, música, teatro e artes visuais levando o aluno a realizar apreciações significativas (leitura dos elementos básicos da linguagem visual, musical, da dança e compreensão das propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas de expressão). O fazer artístico (desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, fotografia, história em quadrinhos, interpretações, arranjos, improvisações, composições e expressões dramatizadas), produção cultural e histórica (observação e compreensão de diferentes obras nas diversas culturas e momentos históricos). CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS Referentes a leitura, escrita espontânea, base alfabética e interpretação de pequenos textos, percebendo qual a fase que o aluno se encontra para investir na próxima. É importante que a equipe se aproprie de todas as possibilidades metodológicas com as adaptações de acesso ao currículo, sendo necessária para a participação mesmo que parcial, porém efetiva em todas as atividades do aluno na classe comum, e as possibilidades futuras do aluno, isto é, temos que investir tudo para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura. Regimento das Escolas Municipais de Ourinhos ART. 62 § 2º. Ao aluno com deficiência deverá ser aplicada avaliação com adaptações, quando necessária, elaborada e aplicada em parceria com o professor da sala multifuncional. § 3º. O aluno com deficiência visual ou auditiva terá direito a acompanhamento de tradutor/intérprete. §4º. O aluno com necessidades especiais deverá ser avaliado de acordo com o currículo adaptativo. “[...].o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as criança deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder as diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de currículo apropriado, modificando o uso de recursos e parcerias com a comunidade [...] dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva.” (Unesco, 1994, p.61)

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