Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orientações para avaliar o aluno com necessidades educacionais especiais

Sala de Recursos Multifuncionais é uma modalidade de atendimento em Educação Especial para os alunos com necessidades educacionais especiais, que realiza o apoio pedagógico especializado, para garantir o seu acesso e permanência em classe do ensino regular.
AVALIAÇÃO

A) - INTERAÇÃO AFETIVA, SOCIAL E FAMILIAR.

1) Histórico do aluno

Descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade)

Relacionamento com a família e grupos

Expectativas da família

Antecedentes de atendimento (caso já tenha freqüentado outra escola)

Antecedentes de atendimento de outra natureza (clínicos e terapêuticos)

2) Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado


Com os professores e colegas

3) Relacionamento do aluno com o professor especialista


4) Relacionamento com seu grupo social

B) - SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO


Interesse

Atenção

Concentração

Execução da atividade

Resistência à fadiga

Pontualidade (freqüência do aluno)

Compreensão e atendimento a ordens

Desenvolvimento de habilidades de vida diária

Desenvolvimento de habilidades para a vida autônoma

Organização do material pessoal

Habilidade sensório-motora

Percepção e memória visual

Percepção e memória auditiva

Percepção de diferenças e semelhanças

Orientação temporal

Orientação espacial

Linguagem e comunicação oral

Linguagem e comunicação escrita

Raciocínio lógico-matemático

Expressão criativa

Conteúdos pedagógicos: referentes a leitura, escrita espontânea, base alfabética, interpretação de pequenos textos, percebendo em que fase o aluno se encontra.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...