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domingo, 16 de janeiro de 2011

Indicação bibliográfica

Professores reflexivos em uma escola reflexiva
Autora : Isabel Alarcão
Devido a toda modernidade e ao grande número de informações que as pessoas são submetidas diariamente a sociedade exige que se tenha cada vez mais variadas competências. Cabe às escolas desenvolvê-las. Isso gera pontos negativos como a crise educacional, pois o professor não é mais o único detentor do saber e o aluno o receptáculo. Atualmente a escola deve ser aberta, flexível e pensante sobre si e a comunidade, pois o conhecimento é um bem comum e a aprendizagem uma necessidade.
Como o mundo passa por mudanças é preciso competência, não só conhecimentos. Para desenvolvê-la é necessário "compreensão" do mundo, de si e do outro. Afinal através da compreensão que as pessoas aceitam as mudanças e o incerto. São competências exigidas hoje: aprender, ter curiosidade, utilizar e recriar o conhecimento, questionar e indagar, ter pensamento próprio, auto-aprendizagem, trabalhar em cooperação, aceitar o outro, dentre outras.
O aluno deve ser aprendente, procurar o saber, ter a mente ativa e receptiva. A sala de aula deve ser um lugar de produção de conhecimentos. O professor precisa criar situações de aprendizagem e estimular a auto-confiança do aluno em si próprio. O professor tem que repensar seu papel e não ficar preso a idéias ultrapassadas. No entanto, as mudanças não devem ocorrer somente nos alunos e professores, mas na escola. A escola precisa transformar a ela própria, ser reflexiva, auto-gerida, ter projeto próprio, pensar e avaliar-se e cosntruir conhecimentos sobre si própria.
O professor reflexivo age de forma flexível e inteligente, porém a escola precisa criar condições para que essa reflexividade aconteça. Essa constante atitude de reflexão ajudará a resolver problemas e a conscientizar sobre a importância que ambos têm na sociedade.
É dever do professor ter conhecimento científico pedagógico, do conteúdo da disciplina,
pedagógico, do currículo, do aluno, dos contextos, dos fins educativos, de si mesmo e de sua filiação profissional de modo a ajudar a construir o conhecimento pedagógico.
É função da escola educar e instruir. A escola tem que ter em mente que ela nunca está feita, mas está em constante desenvolvimento. O currículo e o projeto educativo tem um importante papel na escola, pois são instrumentos da constituição de sua autonomia, por isso devem resultar do processo de pensamento da missão da escola e como ela cumprirá a mesma.
A escola reflexiva e eficaz implica: liderança, organização e disciplina, participação das famílias e oportunidade de formação para professores. Gerir uma escola reflexiva é ter a capacidade de liderar pessoas, agir em determinadas situações, nortear-se pelo projeto, avaliar e avaliar-se, ser democrático, tomar decisões, ter em mente que a escola e todos passam, por processos de desenvolvimento e aprendizagem.





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