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domingo, 30 de maio de 2010

Sala de Recursos Multifuncionais

Sala de Recursos Multifuncionais



Apresentação

Estamos vivenciando um momento histórico, que pressupõe mudanças de paradigmas no cenário educacional brasileiro, no que tange a política de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.
As Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, 2001, em seu artigo 2º orientam que: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos”.
O Ministério da Educação implementou uma política de inclusão, pressupondo a reestruturação do sistema educacional e implantou as Salas de Recursos Multifuncionais, que traz como premissa, oferecer os serviços de atendimento educacional especializado, onde sejam atendidas, técnica e pedagógicamente, as necessidades educacionais especiais de cada aluno desenvolvendo suas habilidades e potencialidades, no intuito de transformar as atitudes que impedem o acesso às classes comuns do ensino regular e tornar as escolas mais acessíveis.
Os princípios para organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de que a escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes comuns do Ensino Regular, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente e que o atendimento educacional especializado complementar e suplementar à escolarização pode ser desenvolvido em outro espaço escolar. Cabe ressaltar que o ambiente de aprendizagem é o ensino regular, no qual se flexibiliza o processo pedagógico, para que todos possam ter acesso ao currículo, beneficiando-se da escolarização.
As salas de recursos multifuncionais atuam para que haja a eliminação das barreiras para o acesso ao currículo, disponibilizam recursos, promovem atividades para desenvolver as habilidades e as potencialidades de todos os alunos, contemplando a sua participação e a aprendizagem significativa.

Alunos atendidos:

A sala de recursos multifuncionais é um espaço para a realização do atendimento educacional especializado de alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente, compreendida, segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, em três grupos:

 alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares: aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica ou aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências;

 alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos;

 alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico.

Incluem-se, nesses grupos, alunos que enfrentam limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios, disfunções ou deficiências, tais como, autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.
O trabalho desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais está voltado às ajudas técnicas e às tecnologias assistivas.

Bibliografia
Alencar, E.M.L.S.& FLEITH, D.S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: E.P.U.2001.
Brasil.Constituição da República Ferderativa do Brasil. Brasília: Senado Federal.1988
Brasil.Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Acessibilidade.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2005.

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