Bem meninas, tenho certeza que vocês já sabem que nós não trabalhamos muito com registros em folha e que devemos evitar a reprodução da sala de aula, afinal nossos alunos necessitam manusear, vivenciar o exercício do concreto, desenvolver habilidades, competências, estimular o potencial, a criatividade por meio do lúdico, compartilhar experiências, enfim, devemos entender o processo da aprendizagem significativa, pois assim , estaremos cumprindo o nosso papel de educadoras especiais, que é o de desenvolver o sentimento de pertença , recuperar a auto estima e a autoconfiança, traços que caíram no descrédito até mesmo por parte dos próprios alunos com necessidades educacionais especiais, que muitas vezes, se sentem incapazes e até mesmo fracassados frente ao ensino regular ao qual estão inseridos.
Certa estou que, já puderam perceber a alegria e a satisfação de nossos alunos quando participam de atividades especializadas que contemplam suas necessidades reais, quando participam de jogos e interagem com seus pares.... Todavia, oferecer atividades curriculares adaptadas não significa deixar de lado toda a bagagem cultural dos alunos; devemos partir daquilo que ele já sabe para elaborarmos algo mais complexo... Aí está o entrave da educação especial, devemos saber em que nível de desenvolvimento o aluno se encontra, por exemplo, ele pode ter 8 anos, mas ainda se encontra na fase da garatuja; outros desenvolveram altas habilidades em alguma área do conhecimento; é importantíssimo considerar o ritmo de desenvolvimento de cada um... Então, devemos preparar atividades que abarquem suas necessidades reais...Sei que é difícil também, agruparmos os alunos de acordo com as necessidades especiais, devido à questão do transporte, e até mesmo, da disponibilidade dos próprios alunos, mas sempre que possível ,é importante nos atermos para essa situação.
Os jogos, sejam virtuais ou não, são nossos grandes aliados para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Na sala de recursos multifuncionais, "brincar é coisa séria", pois, promove o desenvolvimento global dos alunos, preparando-os para enfrentar problemas e desafios, superando barreiras e desenvolvendo estratégias adequadas para essa superação.
Bem, gostaria de acrescentar à vocês que eu também estou aprendendo a cada dia; sempre que necessário, peço ajuda; acredito que o conhecimento se constói por meio das trocas de experiências, do diálogo....E vocês já me conhecem, sabem que eu amo compartilhar e falar um pouquinho..RSSSRS!!!!!
Por isso, não se esqueçam de mim sempre que tiverem uma experiência positiva!!!!
Um grande abraço e um excelente ano letivo para todas nós, com a graça de Deus.
0 comentários:
Postar um comentário