SOUZA, Elen Cristina França / CAJ UFG / elencristina03@hotmail.com; COSTA, Dinara
Pereira Lemos Paulino da / CAJ UFG / dinarapereira@uol.com.br
Pesquisa sem Fonte Financiadora.
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi discutir a importância do desenho para o
desenvolvimento da escrita, suas principais fases e a necessidade de intervenções oportunas
do professor para que as crianças evoluam. Para tanto foi realizado uma pesquisa
bibliográfica. Os autores utilizados para embasar cientificamente a pesquisa foram: Ferreiro
Teberosky (1999), Seber (1995), Fontana (1997), Assis M.; Assis, O. (2000), Derdyk
(1990), Assis M. (2004), Silva (1991), Azenha (1995), MERÈDIEU (1974). A pesquisa mostra
a necessidade de propor para as crianças atividades de desenho livre, em que a criança
possa criar e usar livremente o espaço do seu papel. Percebemos por meio deste estudo que
o desenho é a primeira manifestação da escrita pela criança, e que sendo estimulada e
incentivada pelas mediações do professor passará pelas fases de construção da escrita com
segurança e tranqüilidade.
Palavras chave: desenho, escrita, desafios, educador.
0 comentários:
Postar um comentário