Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ARTES

1º ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: ARTES


As crianças do 1º ano têm o direito de conhecer a produção artística, expressar sua criatividade compartilhando: pensamentos, idéias e sentimentos também por meio de atividades de exploração envolvendo artes visuais e música, reconhecidas como linguagem e conhecimento. Para isto a escola de Ensino Fundamental deverá oferecer diferentes situações de contato com a produção artística , possibilitando o fazer e o apreciar.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1. Reconhecer elementos básicos da linguagem visual

*Identificar algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais

* Apreciar externando opiniões, sentimentos reproduções de obra de arte em livros, internet, documentário, museus, casas de cultura, ateliers

Condições Didáticas

* Oferecer diversidade de produções artísticas para que a criança aprecie

* Instigar na observação das obras, a descoberta e o interesse das crianças

* Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianças quer pelo uso de temas ou técnicas e suportes

*Pesquisar junto com as crianças em livros, internet museus e ao vivo com artistas locais, informações interessantes sobre o artista e obras analisadas

2. Utilizar elementos da linguagem visual para expressar-se

* Desenhar, pintar, esculpir, produzir colagens etc. transformando, produzindo novas formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que se produz

* Explorar espaços e materiais bidimensionais e tridimensionais em seus projetos

* Valorizar suas produções e de seus colegas

Condições Didáticas
*Organizar um espaço para dispor os materiais e suportes necessários à produção e criar sistemática de uso

* Promover situações que as crianças possam produzir em argila, massa de modelar, e demais recursos que permitam a tridimensionalidade

* Expor com estética e cuidado as produções das crianças, socializar em roda de conversa, por exemplo, as soluções encontradas para produzir com singularidade

3. Reconhecer elementos básicos da linguagem musical
* Conhecer repertório de músicas não só infantis, mas,populares, clássicas etc.

Condições Didáticas
* Oferecer diversidade de produções musicais para que a criança aprecie, por meio de CDs, DVDs de apresentações e apresentações ao vivo

* Instigar na observação das obras, a descoberta e o interesse das crianças por detalhes sonoros, identificação de instrumentos etc.

* Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianças quer pelo uso de temas, intencionalidade, diversidade regional

* Pesquisar junto com as crianças em livros, internet, e com o próprio ( em caso de artistas locais) informações interessantes sobre o artista e sobre a sua produção

4. Utilizar-se dos elementos básicos da linguagem para expressar- se musicalmente
* Fazer arranjos simples, interpretar, utilizando a voz, sons feitos com o corpo materiais sonoros convencionais e não convencionais, instrumentos musicais e tecnologia

* Explorar as diferentes propriedades do som

Condições Didáticas
* Organizar um espaço para dispor os materiais sonoros necessários à experimentação, e improvisações etc.

* Propor a construção de objetos sonoros

* Propor atividades que tornem observáveis altura, timbre, intensidade

* Promover situações que as crianças apresentem-se para públicos diversos as canções que aprenderam e as produções sonoras.

:: FONTE: VERSÃO PRELIMINAR - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO I - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (CENP, 2008)
Créditos:
http://professoravivianferreira.blogspot.com/search/label/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20-%20m%C3%A9todos%20e%20t%C3%A9cnicas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...