Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

domingo, 13 de março de 2011

                                                                 SURDEZ
De acordo com o site http://www.ines.gov.br/ a inclusão do aluno com surdez no ambiente escolar requer trabalho e dedicação de todos os envolvidos no processo: aluno surdo, família, professores, fonaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, alunos ouvintes, demais elementos da escola, são fundamentais para
efetivação do processo.
Além da utilização da Lingua Brasileira de Sinais - Libras que deve ser propiciada no ambiente escolar é necessário repensar a prática que está sendo utilizada nesse ambiente para que de fato ocorra o conhecimento e acessabilidade por parte do educando.
É necessário fazer uma ação-reflexão-ação permanente, visando a inclusão escolar da pessoa com surdez, favorecendo novas práticas educacionais.
As pessoas com necessidades especiais devem ter Atendimento Educacional Especializado - AEE em horário oposto ao que estuda. Para maiores informações consultar material do MEC: Atendimento Educacional Especializado (Pessoa com Surdez)
Dicas de atividades: cybelemeyer.blogspot.com

                                                        DEFICIÊNCIA FÍSICA

A deficiência física refere-se a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros superiores, inferiores ou ambos. De acordo com o comprometimento fala-se em paralisia (perda de contração muscular voluntária) ou paresia (o movimento está apenas limitado ou fraco).
Além de estrutura arquitetônica e mobiliários adequados que permitam a acessibilidade aos educandos portadores de necessidades especiais física, é preciso em muitos casos a adequação de recursos pedagógicos.
Abaixo são descritas algumas dicas de recursos pedagógicos que podem contribuir à prática docente:

•MICROFÊNIX/FALADOR: é um software gratuito que permite combinar a edição de mensagens pré-estabelecidas, com síntese de voz para comunicação alternativa. Possui teclado virtual, simulador de mouse e outras funcionalidades através dos sons no microfone. É bastante usado por pessoas com dificuldades na coordenação motora (Faça o dowload no site: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/).

•KIT SACI: sua principal finalidade é permitir acesso a um computador por pessoas que não poderiam controlar efetivamente o teclado e o mouse devido a limitações físicas. Permite a utilização de editores de texto, calculadora... (Faça o dowload no site: http://www.saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=3847.

•ENGROSSADOR DE LÁPIS: é um acessório que pode facilitar na preensão do lápis por pessoas com dificuldades na coordenação motora. Sua confecção é fácil: pode ser realizada com várias camadas de EVA em torno do objeto, deixando-o mais grosso e fácil de ser manuseado.

•PULSEIRA COM PESO: é colocada no pulso para inibir movimentos involuntários, muito presente em pessoas com paralisia cerebral.

No Portal de Ajudas Técnicas Para Educação, produzido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) são disponibilizadas algumas dicas para minimizar limitações funcionais, motora e sensoriais do aluno com deficiência física. São apresentadas recursos adaptados que estimulam o raciocínio lógico e matemático, leitura e escrita.
Disponível em: http://www.mec.gov.br/seesp/ftp/seesp.pdf
Fontes:
ies.portadoresdedeficiencia.vilabol.uol.com.br/DeficienciaFisica.htm
www.teleduc.cefetmt.br/.../4_Dicas%20de%20metodologia%20de%20ensino.doc

Shype é um programa que utiliza a tecnologia "pair two pair" que oferece uma melhor comunicação via voz, possibilitando-se a realização de conversas de voz em tempo real com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo.
É importante destacar que o Shype é um programa que dispensa configurações técnicas, além de ser gratuito, em português e seu funcionamento pode ser em qualquer tipo de Internet. Um outro ponto também interessante é que o Shype é um recurso semelhante a um software de mensagens instantâneas, porém são armazenados os recados em voz.
Jaws é um leitor de telas que permite as pessoas com deficiência visual terem acesso ao computador, de modo que estas possam trabalhar normalmente como as pessoas desprovidas dessa deficiência, utilizando-se teclas de atalho. Um ponto destacavél é que sua velocidade pode ser ajustavél ao nível de cada usuário.
DOSVOX é um software composto por um sistema operacional, sistema de síntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora e jogos. A tela tem a possibilidade de ser ampliavél para as pessoas com visão reduzida, além de programas para educação de crianças com deficiência visual e também programas sonoros que permite o acesso a Internet. Vale lembrar que esse software é um sistema para computadores de linha PC que comunica-se com o usuário via síntese de voz.

                                         Deficiência Visual - Recursos Pedagógicos.


O aluno com deficiência visual deve ter um ensino com adaptações a suas necessidades no ambiente escolar, além disso, para que o aprendizado se torne completo e significativo é importante que o educador possibilite a coleta de informações através dos sentidos remanescentes (audição, tato, olfato e paladar). Para isso, a produção de recursos pedagógicos inclusivos pode ser realizada pelo educador com poucos materiais, contudo, deve se basear em alguns critérios importantes para a eficiência de sua utilização.

DICAS PARA SE PRODUZIR RECURSOS PEDÁGÓGICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS:




•Fidelidade da representação ao modelo original;
•Atraente para a visão (baixa) e agradável para o tato;
•Adequação que considere o conteúdo, a necessidade e a faixa etária;
•Dimensões e tamanhos apropriados;
•Cores fortes e contrastes que melhor se adaptem as limitaçoes visuais do aluno;
•Relevo facilmente perceptível pelo tato;
•Contrastes tipo liso/aspero, espesso/fino;
•Simples e de manuseio fácil e que não ofereça perigo ao aluno.
Essas são dicas simples, mas que podem auxiliar muito a aprendizagem dos alunos e o trabalho do educador no ambiente escolar. Caso se interessem o MEC publicou um novo material denominado: Atendimento Educacional Especializado, que trata das diferentes deficiências, especificando cada caso e dando ótimas dicas de como se trabalhar e de recursos que podem ser produzidos pelo próprios educador com materiais de baixo custo.
Outra dica legal é trabalhar com as crianças o livro: "Rodrigo bom de bola" de Markiano Charan Filho. Ele conta a história de um garoto cego que adora jogar bola, mostrando a inclusão dos deficientes visuais em todas as áreas da sociedade, inclusive no esporte.
Segue abaixo, também dois videos que podem ser encontrados no site do Youtube sobre o trabalho do educador com alunos com deficiência visual na educação, no qual mostram o cotidiano das crianças cegas no ambiente escolar.
http://www.youtube.com/watch?v=iJ-lkvdwHAw
http://www.youtube.com/watch?v=wyCTq4jz6Jg

Espero que essas dicas possam auxiliar o cotidiano escolar dos educadores preocupados com a emergência de se fazer uma escola inclusiva de verdade, e não apenas no papel.

                     Apresentação: RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS




Os recursos pedagógicos inclusivos no contexto educacional podem contribuir no desenvolvimento de propostas didáticas que considerem as necessidades dos educandos e que propicie novas formas de organização do saber.
De acordo com Schneider (2003)¹ as escolas inclusivas para assegurar educação de qualidade para todos deve propiciar modificações organizacionais, possibilitar estratégias de ensino, recursos e parceria com a comunidade, além de propiciar mudanças no currículo educacional. A educação sob o enfoque de um ensino de qualidade requer um novo olhar que implica em posicionamentos que visem atualizar e reestruturar as condições atuais, possiblitando a modernização do ensino e consequentemente o aperfeiçoamento de toda a instituição escolar, o que favorecerá ações pedagógicas considerando as diferenças entre os educandos.
Diversas publicações tem abordado que o uso de mídias e tecnologias, por exemplo, podem representar recursos pedagógicos inclusivos dentro da sala de aula e auxiliar o professor a desenvolver melhor as atividades com os alunos, pois como se sabe há diversas situações no desenvolvimento da criança que pode impedir as vivências próprias do ambiente escolar.
Pensando na importância da educação inclusiva, o vídeo: " O Trabalho de Realidade Brasileira sobre Inclusão Escolar" relata a necessidade emergencial da escola se adaptar as diferenças dos alunos (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Jcbh3EC4jIM).

¹ SCHNEIDER, M. B. D. Subsídios para a ação pedagógica no cotidiano escolar inclusivo, nov. de 2003. Disponível em: http://www.adefib.org.br/artigo. Acesso em 21 de nov. de 2009.
Fonte: http://aprenderincluindo.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...