“Vivemos num mundo que se transforma, que nos transforma e que é transformado por nós... ...Mais do que aprender a fazer, o ser humano de nossos dias deve ser formado para aprender a aprender. E esse aprendizado precisa realizar-se de maneira coletiva, com uma visão ampla e não fragmentada.”
(Gilberto Teixeira)
O mundo avança avassaladoramente...
O ensino tradicional baseado na transmissão e acúmulo de informações - aquilo que Paulo Freire chamava de "educação bancária” não condiz com a sociedade da informação, globalizada e multimídia.
Há uma inquietação geral por parte dos educadores frente aos desafios da atualidade, o que só resolveremos com otimismo, determinação, sentimento e, principalmente humildade – disponibilidade para aprender tanto quanto para ensinar. Aprender novas técnicas, aprender a se colocar no lugar do aluno, aprender a ver o mundo com os olhos do novo tempo, usufruindo das inúmeras possibilidades que ele oferece. Há de se ter coragem, ousadia, mas, sobretudo ideal. A certeza que podemos viver num mundo melhor, transformando-o através de uma educação eficaz.
(Tânia Gonçalves)
0 comentários:
Postar um comentário