Atividades de Alfabetização

Jogos pedagógicos, jogos online, atividades para imprimir e muito mais!

Educação Especial

Atividades, videos e artigos voltados para a Educação Especial

Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Histórias em sequências












Provocação

Na sua sala de aula está Mariana, uma aluna com deficiência auditiva. Enquanto a turma trabalha no projeto didático de produção de um livro de receitas, você elabora diferentes sequências didáticas exclusivas para Mariana, com exercícios de palavras-cruzadas e aulas retiradas de livros didáticos. Você está incluindo a aluna em um processo de aprendizagem?

Não. Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, da Faculadade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), incluir não significa diferenciar uma atividade para os que têm deficiência, mas aceitar e autorizar que cada um percorra seu caminho específico para resolver o mesmo problema que a turma toda vai solucionar. Uma criança com deficiência auditiva é capaz de aprender a produzir textos, desde que algumas flexibilizações sejam feitas nos conteúdos, no tempo das atividades, nos recursos utilizados ou até no espaço da sala de aula.

Inserindo a Matemática nas séries iniciais

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática nas séries iniciais. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.

Encontra-se no mercado diversos materiais que podem ser utilizados pelos professores para enriquecer o contato com o universo matemático. São músicas, livros de histórias infantis, encartes de revistas, brinquedos e jogos pedagógicos, que podem ser facilmente encontrados e que permitem à criança o contato com os números, com as formas, com as quantidades, seqüências, etc. Além desse material, é possível que o professor crie seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, seqüências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo palitos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação das crianças.

Os estudos matemáticos ligados aos fundamentos lógicos contribuem no desenvolvimento cognitivo dos alunos, induzindo a organização do pensamento e das ideias, na formação de conceitos básicos, assimilação de regras matemáticas, construção de fórmulas e expressões aritméticas e algébricas. É de extrema importância que o licenciado em Matemática utilize atividades extras envolvendo lógica, no intuito de despertar o raciocínio, fazendo com que o aluno utilize seu potencial na busca por soluções dos problemas matemáticos desenvolvidos em sala e baseados nos conceitos lógicos. A lógica está presente em diversos ramos da Matemática, como a probabilidade, os problemas de contagem, as progressões aritméticas e geométricas, as sequências numéricas, equações, funções, análise de gráficos entre outros. Os fundamentos lógicos contribuirão na resolução ordenada de equações, na percepção do valor da razão de uma sequência, na elucidação de problemas aritméticos e algébricos e na fixação de conteúdos complexos. A utilização das atividades lógicas contribui na formação de indivíduos capazes de criar ferramentas e mecanismos responsáveis pela obtenção de resultados na disciplina de Matemática. O sucesso na Matemática está diretamente conectado à curiosidade, pesquisa, deduções, experimentos, visão detalhada, senso crítico e organizacional e todas essas características estão ligadas ao desenvolvimento lógico. O modelo de atividade a seguir pode ser trabalhado com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, objetivando os estudos matemáticos correlacionados à lógica. Observe:
As figuras a seguir possuem números que representam uma sequência lógica. Complete com o número que está faltando.

Exemplo 1

exemplo1
A sequência numérica proposta envolve multiplicações por 4.

6 x 4 = 24
24 x 4 = 96
96 x 4 = 384
384 x 4 = 1536

Exemplo 2

A diferença entre os números vai aumentando 1 unidade.

exemplo 2

13 – 10 = 3
17 – 13 = 4
22 – 17 = 5
28 – 22 = 6
35 – 28 = 7

Exemplo 3

Multiplicar os números sempre por 3.

1 x 3 = 3
3 x 3 = 9
9 x 3 = 27
27 x 3 = 81
81 x 3 = 243
243 x 3 = 729
729 x 3 = 2187

Exemplo 4

A diferença entre os números vai aumentando 2 unidades.


24 – 22 = 2
28 – 24 = 4
34 – 28 = 6
42 – 34 = 8
52 – 42 = 10
64 – 52 = 12
78 – 64 = 14

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

domingo, 26 de junho de 2011

ATIVIDADES DE APOIO PEDAGÓGICO













Imagine em LS ( Língua de Sinais )

(

sábado, 25 de junho de 2011

No jogo eu aprendo

Para Piaget, o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil , já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.


Você escolhe a disciplina para ser revisada ou estudada, cria as atividades e coloca nessa bolsinha.


Fonte: Ana Cláudia

domingo, 19 de junho de 2011

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/nome.html

Link excelente com jogos online para sala de recursos multifuncionais

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O jardim da Ursa Teresa

Que tal criar um belo jardim com lindas flores?
Escolha um pacote de flores. Cada pacote tem uma flor diferente. Clica no solo para planares as sementes.
Podes plantar muitas sementes de uma só vez movendo o mouse enquanto pressionas o botão esquerdo. Quando estiveres pronto, clica no regador para veres as tuas flores crescerem.
Experimente escrever o teu nome ou fazer um desenho. Quando as flores tiverem crescido podes imprimi-las!


7884.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...